Qual a velocidade de Internet perfeita?

A televisão por streaming entrou de vez na nossa vida. Plataformas como Netflix, Globoplay, YouTube e Amazon investem cada vez mais em produções inéditas, aumentando a lista de séries e filmes disponíveis para um público que só tende a crescer.

Para que seja possível assistir sua série favorita na Internet no dias de hoje, as plataformas utilizam-se da tecnologia Streaming, que permite o download de dados multimídias em alta velocidade, ao mesmo tempo que em exibe o conteúdo audiovisual em seu navegador ou aplicativo do celular.

Quando a conexão cai, no entanto, seu programa favorito pode travar ou até mesmo parar no meio. E não existe coisa pior do que ver o filme pela metade, não é mesmo? Isso pode ser um sinal de que a sua velocidade de conexão com Internet não está sendo suficiente para realizar a troca de dados necessária para o streaming poder funcionar de forma plena.

Confira abaixo qual a velocidade ideal para acabar de vez com as dificuldades na hora de assistir seus filmes e séries prediletos, cursos e/ou aulas online na Internet sem sofrimento.

Verifique a velocidade atual da sua internet

Antes de contratar um novo plano de Internet e pagar mais caro por uma conexão mais veloz, descubra a velocidade atual da sua conexão. Para isso, faça testes utilizando medidores de internet gratuitos. Para fazer uma boa medição, pause todas as atualizações do sistema e lembre-se de fechar todas as abas do seu navegador. Isso tornará o teste mais preciso.

Fique atento ao campo “Download”. É a partir dele que você descobrirá a velocidade exata da sua conexão. Quanto mais alto o número, maior as chances de você assistir vídeos por streaming sem travar.

Caso sua velocidade de download estiver muito baixa, em torno de 6 Mbps ou menos, considere investir num novo plano de Internet. Dificilmente você conseguirá assistir ou baixar qualquer tipo de vídeo com essa conexão.

Qual é a velocidade perfeita?

A qualidade de exibição de vídeos varia em algumas plataformas. Filmes em SD têm uma resolução de imagem menor e precisam de uma velocidade de, no mínimo, 3 Mbps (megas por segundo). No entanto, filmes na resolução padrão precisam de uma conexão de pelo menos 5 Mbps para não travar.

Caso sua conexão seja baixa, em torno de 2 Mbps, selecione as resoluções de vídeo entre 480p e 720p. Isso fará com sua velocidade de Internet seja compatível ao tamanho do arquivo, e é bem provável que a exibição dos filmes ganhe estabilidade e melhore de forma considerável, mas não terá toda qualidade que o vídeo oferece.

No entanto, caso você seja um cinéfilo que não abre mão de qualidade de som e imagem e sua conexão gire em torno de 5 e 10 Mbps, está na hora de cogitar um aumento na velocidade da sua Banda Larga para evitar lentidão e outros problemas para durante o streaming.

Para filmes na resolução padrão, o ideal é que o usuário tenha uma banda larga entre 15 Mbps e 25 Mbps.

Ultra HD

Para os usuários mais exigentes, que procuram qualidade de cinema no conforto de casa, a Netflix já disponibiliza o formato Ultra HD, que apresenta imagens em 4K. Mas, para que os vídeos nesta qualidade rodem de forma adequada no seu dispositivo, é necessário um plano de Internet de, no mínimo, 50 Mbps.

Evite surpresas

Mas, acredite, não é a contratação de um plano mais rápido que vai garantir que o streaming rode no seu computador sem surpresas desagradáveis.

A quantidade de dispositivos distintos ligados à sua conexão interfere diretamente na velocidade do download do seu navegador. Ou seja, quanto mais você compartilhar sua conexão com as pessoas que moram na sua residência, mais lenta será a transferência de dados entre o seu computador e a plataforma de streaming.

Desse modo, caso você tenha contrato um plano de 50 Mbps para assistir filmes em Ultra HD e quatro outros dispositivos estiverem usando a conexão da sua internet ao mesmo tempo, a velocidade média do seu streaming cairá para 10 Mbps, limitando suas imagens à resolução padrão.

Assim, antes aumentar a velocidade da sua Banda Larga, tenha em mente o número de pessoas que possam se conectar simultaneamente à internet a fim de descobrir o plano capaz de melhorar a qualidade do seu streaming.

Conheça nossos planos, CLIQUE AQUI!